PORTO DE PARANAGUÁ

 

 

 

 

 

Situado na margem sul da Baía de Paranaguá, localização esta que se caracteriza em um abrigo natural para as embarcações, face a tranquilidade das águas da baía, tornando-o excelente em termos de segurança para os navios ali aportados. Iniciou sua história em 1872, no atracadouro de Paranaguá, sob a administração de particulares e, em 1917, o Governo do Paraná assumiu sua administração. Sua inauguração ocorreu em 17 de março de 1935 e, em  julho de 1947, tornou-se uma Autarquia Estadual. Em 1971 a administração passou para a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA).

 

Atualmente é um dos mais importantes portos Brasileiros, com localização estratégica e excelente infra-estrutura portuária, movimentando granéis sólidos e líquidos, contêineres e veículos.

 

 

 

 

 

ESTRUTURA

CAIS PÚBLICO:

 

Totalizando 3,13km de extensão, conta com 14 berços e um berço com dolfins, para a atracação de navios Ro-Ro, possibilitando o atendimento simultâneo de  14 navios, aceita navios com LOA máximo de 336m no canal e calado máximo de 12,50m.

 

Pier de inflamáveis: 

 

Berço interno de 174m e calado de 10,10m e, externo, com 184m de extensão e calado máximo de 11,60m. 

 

PIER DA CATTALINI:

 

Berço interno e externo, ambos com 244m de extensão, o interno com LOA máximo de 190m e calado de 10,00m e, externo, para navios com LOA máximo de 235m e calado máximo de 12,30m. 

 

PIER DE FERTILIZANTES (Fospar Terminal):

 

Berços interno e externo com 236m de extensão cada, aceita navios com LOA máximo de 235m e calado máximo de 12,30m.

 

 

 

PORTO PARANAGUA2.jpg

 

 

SAIBA MAIS: